O Grupo Global iniciou sua história há mais de vinte anos, na prestação de serviços de manutenção e montagens industriais. No entanto, é na geração de energia elétrica que o Grupo vem se destacando nos últimos anos e hoje, tem o orgulho de ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento do setor no país.

Atuando ativamente na geração de energia desde 2001, o Grupo Global, através da Global Participações em Energia S.A. – GPE controla sete empreendimentos, sendo cinco termoelétricas e duas pequenas centrais hidroelétricas (PCH) nas regiões N/NE do Brasil. A capacidade total de geração do grupo ultrapassa a marca dos 520 megawatts, energia suficiente para acender cinco milhões de lâmpadas comuns de 100 W.

A entrada do Grupo na geração de energia elétrica ocorreu no fim de 2001, em plena crise energética. O país passava por uma situação delicada, mas o Grupo, que já possuía experiência na prestação de serviços industriais, identificou na crise uma excelente oportunidade para empreender. O Grupo venceu na época seu primeiro leilão de energia e, a partir daí, alguns fatores contribuíram para seu crescimento exponencial. Destacam-se uma política interna focada na busca contínua por melhorias, a sinergia de uma forte equipe de trabalho, com todo o know-how necessário e a coragem para buscar novos desafios, além da ética e responsabilidade para com as condições de trabalho e o meio ambiente.

O Grupo Global está presente hoje nos estados do Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Bahia, onde fica sua sede administrativa, em Salvador.