candeias energia (3)

Informações institucionais

A Candeias Energia S.A. opera duas usinas termelétricas, a UTE GLOBAL I e UTE GLOBAL II, que estão situadas num mesmo terreno, na Via Canal de Tráfego, s/n, no Centro Industrial de Aratu (CIA) Norte, no município de Candeias, no estado da Bahia.
O terreno compreende 29,75 hectares, com área utilizada de 15,08 hectares e está a 46 quilômetros de Salvador, com acesso por rodovia pavimentada, e a 4 quilômetros da subestação Jacaracanga da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF.

Características técnicas

Fabricante

Hyundai Heavy Industries Co., Ltd.

Modelo

9H25/33 (4 tempos com turbocompressor)

Potência mecânica

2.610 kWm a 900 rpm (ISO 3046-1)

Número de cilindros

9 (em linha)

Disposição dos grupos geradores

Abrigados em galpão

Ponto de conexão

SE Jacaracanga

Sobre a energia elétrica gerada

A energia elétrica produzida pelas Usinas é em corrente alternada, na freqüência de 60 Hz, tensão do gerador de 13,8 kV, elevada para 230 kV na subestação elevadora, tendo como ponto de conexão a subestação Jacaracanga. A energia produzida atende em termos de qualidade e características aos requisitos do Sistema Interligado, conforme procedimentos do Operador Nacional do Sistema e normatização da Agência Nacional de Energia Elétrica. A medição da energia fornecida será instalada no ponto de conexão, conforme estabelecido no Módulo 12 dos procedimentos de rede do ONS.

Relatórios CESA