O Programa de P&D do Grupo Global visa promover o intercâmbio e o aprimoramento de conhecimentos entre as instituições de pesquisa e o corpo técnico das coligadas, mantendo-a na vanguarda do conhecimento por meio de projetos que contribuam para as diversas áreas de atuação das empresas, para a preservação do meio ambiente e para a sociedade onde se insere. No Programa, se enquadram Projetos de P&D que devem buscar novos desafios, com a consciência de que sempre existem riscos associados aos resultados que se pretende alcançar.

O Grupo Global concentra seus esforços na obtenção de produtos e soluções que agreguem valor à planta, ao setor elétrico e à sociedade em função da capacitação proporcionadas pelos temas e assuntos abordados, particularmente do segmento de geração termelétrica. Neste sentido, o alinhamento dos objetivos da P&D com os desafios e com a estratégia organizacional é elemento fundamental para institucionalização dos temas e para o crescimento da importância da P&D dentro do Grupo.

O envolvimento dos vários agentes do setor elétrico e também de fabricantes, consultores, empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa e universidades é de fundamental importância para o sucesso dos desafios em P&D. Utilizando os conhecimentos de cada um dos integrantes do processo, potencializam-se as chances de sucesso na execução de projetos que gerem resultados aplicáveis, dentro do prazo e custo estimados e atendendo às normas da Agência Reguladora quanto a aplicação desses recursos.

Baseado nessas premissas, a estrutura de P&D do Grupo Global foi concebida com o intuito de maximizar o alinhamento dos Programas de P&D das coligadas com os objetivos e estratégias de atuação da organização a partir de uma política de P&D unificada e que se estabelece resumidamente nas etapas:

1 – Identificação de temas relevantes para investimento em projetos de P&D realizada por Técnicos do Grupo considerando os seguintes objetivos:

  • Buscar inovação em suas atividades visando alcançar a melhoria contínua dos processos em suas atividades;
  • Pesquisar e desenvolver novas tecnologias, processos ou soluções que permitam aumentar a produtividade e o desempenho técnico, econômico e comercial;
  • Desenvolver conhecimento de forma a permitir uma constante atualização e capacitação dos profissionais envolvidos no Programa de Pesquisa;
  • Buscar soluções tecnológicas que permitam preservar e proteger o meio ambiente.
  • Contribuir com soluções que permitam a abertura de novos negócios para o Grupo oriundos dos resultados dos projetos de pesquisa;
  • Instituições de Pesquisa poderão propor projetos de P&D em temas diversos, mas sempre considerando no escopo a perspectiva da Inovação no segmento de geração termelétrica e o horizonte estratégico do Grupo.

2 – Análise dos temas propostos pelo Grupo de Trabalho – GTP&D-Global, alinhado ao Plano de desenvolvimento estratégico e tecnológico do Grupo.

3 – O GTP&D-Global elenca os Projetos que atendem aos interesses de investimento do Grupo e inicia um refinamento da proposta visando adequá-las a realidade física, tecnológica e orçamentária.

4 – Após carregamento no Duto Aneel, inicia-se o trabalho de acompanhamento e controle de execução que se desdobra até a elaboração do Relatório Final.

Para conhecer os Projeto em Execução e os finalizados, bem como o saldo da conta de P&D e as aplicações realizadas em 2013, clique aqui.